top of page


COMO SER UM BOM LIDER?
Liderar é uma arte que exige muito mais que autoridade ou posição hierárquica. Ser um bom líder significa inspirar, guiar e apoiar pessoas para que alcancem seu melhor potencial. A liderança eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer grupo, seja em ambientes profissionais, comunitários ou pessoais. Liderar não é a mesma coisa que mandar ou controlar. Trata-se de influenciar positivamente, criar conexões e promover um ambiente onde todos se sintam valorizados e motivados.
Erasmo Lima
17 de mai.3 min de leitura


A SOLIDÃO NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA E PSICANALÍTICA
Neste breve texto, abordarei a solidão a partir de duas perspectivas fundamentais: a filosófica e a psicanalítica. Tendo por objetivo, não apenas apresentar o que é a solidão, mas também como ela se manifesta e influencia o equilíbrio emocional e a busca por sentido existencial. Para entendermos a solidão precisamos distinguir entre estar só e sentir-se só. Estar só é uma condição física, enquanto sentir-se só é uma experiência subjetiva, que pode ocorrer mesmo na presença d
Erasmo Lima
18 de abr.3 min de leitura


O LUTO E SEU TRATAMENTO COM A PSICANÁLISE
O luto, enquanto experiência universal, representa um dos processos emocionais mais complexos e desafiador que o ser humano pode vivenciar ao longo da vida. A psicanálise, pode oferece um arcabouço teórico e prático para compreender e tratar o luto, permitindo que o indivíduo possa atravessar essa fase com maior consciência e resiliência. Nesta breve reflexão, tentarei explorar o conceito de luto sob a ótica psicanalítica freudiana, a partir do sofrimento psíquico, as estraté
Erasmo Lima
3 de abr.3 min de leitura


A INVEJA SEGUNDO FREUD E MELANIE KLEIN
Antes de escrever sobre a inveja a partir de Sigmund Freud e Melanie Klein, farei alguns apontamentos a partir do olhar religioso e do senso comum acerca da temática. No âmbito religioso, a inveja é geralmente compreendida pela maioria dos fiéis como uma disposição interior que corrói a relação do ser humano com Deus, com o outro e consigo mesmo. Trata-se de um sentimento que implica sofrimento diante do bem alheio e, em muitos casos, o desejo de que o outro não o possua. Há,
Erasmo Lima
9 de mar.4 min de leitura
bottom of page

