OS VÍNCULOS HUMANOS
- Erasmo Lima
- 30 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de ago.

Pensar o homem, enquanto “um animal político, social e cultural”, como dizia o grande filósofo Aristóteles. É pensá-lo como um animal não autossuficiente, ou seja, seu modo de ser no mundo, se dá, a partir desses vínculos que vão se estabelecendo no decurso da vida. Dessa forma, podemos afirmar que a construção dos vínculos humanos é uma condição inerente à espécie humana.
A psicanálise, entende os vínculos humanos, a partir das conexões emocionais e psíquicas que se formam entre as pessoas ao longo da vida. Esses vínculos, são fundamentais para o desenvolvimento emocional e social. Segundo Freud, esses laços começam na primeira infância, especialmente na relação com os cuidadores e se estendem para a vida adulta, E sabemos que esses primeiros laços são determinantes na forma como o sujeito irá se relacionar com os outros ao longo da vida.
Geralmente, esses vínculos são marcados por diversos afetos como: o amor e ódio, medo e coragem, entre outros. Eles podem causar conflitos internos e/ou externos, a partir de vínculos simbióticos, com dependências tóxicas, mas, também abre possibilidades para a construção de vínculos saudáveis. Ou seja, os vínculos humanos, são fenômenos essenciais para entendermos melhor quem somos, como nos relacionamos, e como podemos trabalhar nossas emoções e conflitos, para podermos potencializar nossas competências e construir relações mais saudáveis e equilibradas.
Lembrando que esse processo de autoconhecimento - sozinho, é quase um desafio impossível de ser alcançado. Por isso, é importante procurar um profissional, para nortea-lo nessa busca por novas possibilidades.
Psicanalista - Erasmo Lima
Comentários